Líder do setor de bauxita, alumina e alumínio, a Alcoa atua no Brasil desde 1965, em toda a cadeia produtiva do alumínio, desde a mineração da bauxita, ao refino da alumina, produção de lingotes e pó de alumínio.
O Grupo Bemisa foi fundado em 2007 e, atualmente, conta com nove projetos de diferentes commodities minerais distribuídos por sete estados brasileiros, que englobam uma ampla gama de minerais, como minério de ferro, ouro, níquel, fosfato e calcário. No Pará, a empresa desenvolve operações no município de Água Azul, no sudeste do Estado, com pesquisa e produção de ouro.
A Bravo é uma empresa de exploração e desenvolvimento mineral, com projetos no Canadá e no Brasil. No Pará, desenvolve o Projeto Luanga, focado na exploração de paládio, platina, ródio, ouro e níquel, na Província Mineral de Carajás.
A Brazauro Mineração faz parte da Eldorado Gold Corporation, uma das maiores empresas canadenses de produção de ouro e metais básicos, com 25 anos de experiência na construção e operação de minas na Europa, Ásia e Américas. No Pará, o principal ativo da empresa é o Projeto Tocantinzinho, de produção de ouro, localizado no município de Itaituba, região do Tapajós.
A Buritirama, controlada pelo Grupo Buritipar, é uma das maiores produtoras de manganês do mundo, produto essencial para o desenvolvimento da humanidade, com aplicações que abrangem desde a construção civil à agropecuária. No Pará, a empresa atua no município de Marabá (PA).
A empresa desenvolve atividades de produção de alumínio em todo o Brasil. No Pará, atua para a implementação do projeto Bauxita Rondon, no município de Rondon do Pará, com investimentos estimados em R$ 2 bilhões na implantação do projeto, entre 2023 e 2025, e produção de 4,5 milhões de toneladas por ano de bauxita.
A Ero Brasil faz parte de um grupo global que em sua bagagem carrega tecnologia e pesquisa, embarcados em know how canadense. No Pará, a empresa está em fase de implantação de um projeto de produção de ouro, no município de Tucumã.
A Horizonte Minerals é uma empresa de desenvolvimento de níquel. Com dois projetos em operação, Araguaia e Vermelho, a Horizonte se tornará um grande produtor de níquel, fornecendo aos mercados de aço inoxidável e baterias.
A Hydro é uma empresa líder em energia e alumínio comprometida com um futuro sustentável. Com atuação nos municípios paraenses de Barcarena e Paragominas, a empresa atua em toda a cadeia produtiva do minério, desde a extração da bauxita, refino até a fabricação do alumínio.
A Imerys atua no Brasil desde 1996. Presente em três estados (Pará, São Paulo e Espírito Santo), a Imerys extrai e/ou beneficia os minérios de Carbonatos de Cálcio, Caulim e Perlita. No estado do Pará, a Imerys possui a maior planta de beneficiamento de Caulim do mundo.
A empresa está localizada no distrito de Porto Trombetas, no município de Oriximiná, no Oeste do Estado do Pará, onde mantém uma produção de mais de 12 milhões de toneladas de bauxita por ano, com exportações para três continentes.
A Vale é uma das maiores empresas de mineração do mundo. Suas operações extrapolam fronteiras e está presente em cerca de 20 países. No Pará, a empresa produz diversos minérios, como ferro, cobre, níquel e mangânes. Além da mineração, também atua em logística – com ferrovias, portos, terminais e infraestrutura de última geração.
A OZ Minerals é uma empresa que desenvolve atividade de exploração e extração sobretudo do cobre. Dentre os projetos desenvolvidos no Pará, a empresa possui o projeto Pantera, com exploração de ouro-cobre no município de Ourilândia do Norte.