# #SIMINERAL ON

Conheça a nova plataforma multimídia do Simineral.

Mensalmente, apresentamos dados atualizados e relevantes sobre a mineração no Pará, disponibilizando conteúdos em diferentes formatos.

  • Simineral On - #7 - Canaã dos Carajás

    O SimineralON vai te levar, nesta edição, por um passeio a Canaã dos Carajás, no sudeste do Pará. A cidade que, hoje, já tem mais de 30 mil habitantes, segundo o IBGE, nasceu de um assentamento agrícola com, apenas, 1550 famílias. Ainda na década de 1990, a pequena Canaã tinha uma formação basicamente agropecuária e uma economia baseada na cultura do arroz, milho, feijão e na cadeia do leite e do gado de corte. Mais tarde, no fim do século XX, a descoberta de jazidas minerais de cobre e ferro no município, impulsionaram Canaã dos Carajás, que começou a receber trabalhadores para implantação de minas e usinas de beneficiamento e processamento do minério.

  • Simineral On - #6 - Novos Caminhos

    A mineração é uma das atividades mais importantes no Estado do Pará. Assim como gera emprego e renda para milhares de pessoas, também estimula o desenvolvimento das cidades que abrigam projetos ou operações minerais. Nesta edição, você vai ficar sabendo como os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU se relacionam com o setor mineral e como na prática podemos aplicar essas diretrizes no nosso dia a dia. Em Marabá, o Instituto do Aço Cearense está fazendo a diferença, ao lado da SINOBRAS, promovendo parcerias com o Terceiro Setor. E em Canaã dos Carajás, a Prefeitura criou um fundo municipal com recursos do CFEM para estimular o empreendedorismo local.

  • Simineral On - #5 - Mulher e liderança no mercado de trabalho

    As mulheres são a maioria com ensino superior completo no Brasil. Segundo o IBGE, elas recebem salários até 38% a menos que os homens. No setor da mineração, o compromisso de melhorar as perspectivas e de mudar essa realidade é um trabalho contínuo. Conversamos com a consultora e empreendedora Patrícia Procópio sobre os desafios para a conquista de espaço e valorização no setor. Você ainda vai conhecer as iniciativas de um grupo de empreendedoras que lideram start ups paraenses com ideias inovadoras. E a primeira-dama do Estado do Pará, Daniela Barbalho, comenta as ações voltadas para o protagonismo feminino no programa Territórios pela Paz.

  • Simineral On - #4 - Inclusão e Formação profissional

    Construir juntos uma sociedade melhor. E como as mineradoras podem contribuir? Um dos caminhos pode ser pela geração de emprego e incentivando a capacitação por meio de cursos profissionalizantes. De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego, em 2018, a mineração gerou 266 mil empregos no Pará. O Senai capacitou mais de 500 pessoas em cursos com o foco no na mineração. Um mercado promissor para quem está em busca de uma vaga. O trabalho é um dos pilares da cidadania até mesmo para a construção de uma cultura de paz. Nesta edição você vai ver como cidadania, emprego e inclusão estão interligados. A diretora da Associação Paraense de Pessoas com Deficiência (APPD), Regina Barata, fala sobre inclusão e mercado de trabalho. O Senai explica a importância dos cursos profissionalizantes e sobre vagas para pessoas com deficiência. O secretário de Estado de Articulação da Cidadania, Ricardo Balestreri, explica como vai funcionar o programa Territórios pela Paz e a parceria com o setor privado.

  • Simineral On - #3 - Preservação e Desenvolvimento

    O Simineral ON chega à sua terceira edição no mês mundial do meio ambiente e tem como tema central uma das principais diretrizes do desenvolvimento sustentável: produzir cuidando do planeta e das pessoas. O SMN_ON 3 traz uma valiosa entrevista com o diretor-geral do Instituto Peabiru, João Meirelles, sobre a melhor forma de se conduzir o relacionamento entre empresas e comunidades. Imperdível, assim como o podcast com o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Mineração Energia do Estado, Iran Lima, que aborda a importância da atividade mineral para o desenvolvimento dos municípios e, claro, os exemplos de projetos e ações realizadas pelas mineradoras no Pará.

  • Simineral On - #2 - Mineração 4.0

    A segunda edição do Simineral ON é sobre como a Indústria 4.0 está sendo incorporada ao setor mineral. Mineradoras dão exemplos práticos de como a tecnologia da quarta revolução industrial está sendo aplicada em suas operações para torná-las mais sustentáveis e seguras. Nesta edição, trazemos, ainda, uma entrevista com o Secretário de Estado de Ciência e Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica do Pará, Carlos Maneschy, sobre Smart Mining, a Mineração Inteligente. Em nossos destaques, confira também como a mineração ajuda a fomentar o empreendedorismo em cidades do Pará e como a Academia tem contribuído para alcançar o desperdício zero de resíduos minerais.

  • Simineral On - #1 - Barragens

    A primeira edição do Simineral ON é sobre barragens, um tema de alta relevância para o setor em todo o País. Nossos conteúdos esclarecem as diferenças entre barragens e bacias; O Governador do Estado, Helder Barbalho, comenta sobre a importância da mineração para o Pará; o Secretário de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Mauro Ó de Almeida, esclarece sobre o monitoramento permanente que é feito nas barragens e bacias do Pará; E, ainda, como a tecnologia contribui para tornar as operações minerais mais seguras no estado.