# #SIMINERAL ON

Conheça a nova plataforma multimídia do Simineral.

Mensalmente, apresentamos dados atualizados e relevantes sobre a mineração no Pará, disponibilizando conteúdos em diferentes formatos.

  • Simineral On - #15 - Reinvenção é preciso

    A décima quinta edição do Simineral ON conta como o Setor Mineral se reinventou em tempos de pandemia. Empresas de mineração contaram como foi o processo de adaptação dos funcionários e de suas operações. No mundo dos negócios, a Pandemia também obrigou empresários a se reinventarem. Contamos essas histórias e ouvimos o que especialistas tem a dizer: Rubens Magno, Superintendente do Sebrae, e Marcel Souza, gestor do Redes Fiepa, dão dicas estratégicas para quem busca se reposicionar. Você confere também uma entrevista exclusiva com o Presidente do Conselho Temático de Mineração, Sandro Mabel, que fala sobre as ações do conselho.

  • Simineral On - #14 - União - Juntos Somos Mais Fortes

    A décima quarta edição do Simineral ON traz histórias da vida real em tempos de pandemia. A vida das pessoas por todo o mundo mudou com a chegada do novo coronavírus e todos nós estamos aprendendo a lidar com esse tempo novo e de mudanças que tem mexido bastante com a emoção das pessoas. Por isso, nesta edição, também temos conteúdo especial sobre saúde mental. Adaptação também para as mineradoras que estão comprometidas em união e cooperação com entes públicos no combate ao vírus. E como maio é o mês das mães, o Simineral faz uma homenagem a essas mulheres que são exemplo na vida de seus filhos. E tem ainda a ação do Simineral em parceria com a rede de voluntariado da Vale que doou cestas de alimentação, limpeza e higiene pessoal a indígenas venezuelanos em Belém.

  • Simineral On - #13 - Todos contra o coronavírus

    Nesta edição, o Simineral ON entra no combate ao novo coronavírus. Nesta guerra, sabemos que informações são vitais para salvar vidas e para superar as adversidades impostas ao mundo.
    No Simineral ON #13, vamos contar as ações de prevenção e combate que estão sendo desenvolvidas pelas mineradoras associadas ao Simineral; vamos mostrar também o que o Governo do Pará tem feito para dar suporte a pessoas em situação de vulnerabilidade social; tem um podcast com Marcel Souza, Gestor Executivo da Redes / Fiepa, que vai contar como as indústrias e os pequenos fornecedores devem encarar este momento; e um conteúdo especial mostra a importância do isolamento social.

  • Simineral On - #12 - Uma nova forma de comunicar

    O Simineral ON comemora um ano! Neste período, o setor mineral inaugurou uma nova forma de se comunicar com a sociedade, apresentar suas ações e colocar sob os holofotes assuntos importantes não só para comunidade em que está inserido como para toda a sociedade.
    Nesta edição você pode conferir uma entrevista especial com o Presidente do Sindicato das Indústrias Minerais do Pará, José Fernando Gomes Júnior, em que ele falou sobre as primeiras 12 edições da publicação e sobre futuro, onde contou um pouco sobre o novo prêmio de comunicação do Simineral. E para comemorar o mês da mulher, batemos um papo super bacana com a secretária do Estado de Cultura Ursula Vidal sobre a presença feminina no cenário cultural paraense e também trazemos um vídeo super bacana sobre empoderamento feminino, apresentado pela jornalista e empresária Layse Santos. Confira a edição!

  • Simineral On - #11 - Usina da Paz

    Nesta edição do Simineral ON, mostramos que umas das grandes preocupações do setor mineral é com o desenvolvimento dos territórios nos quais as mineradoras atuam. Além da geração de emprego e renda, elas enxergam a necessidade de apoiar governos em prol do bem-estar da população. Na edição, conheça algumas das iniciativas entre o setores público e mineral, dentre eles a parceria com o Governo do Estado, que apoia o projeto Usinas de Paz, que vai beneficiar mais de 300 mil pessoas. Conheça esse e outros projetos.

  • Simineral On - #10 - Muito além do Minério

    A primeira edição do ano de 2020 do Simineral On é especial. Nela, você poderá conferir os números atualizados do setor mineral, que mostram os bons números da mineração no Estado do Pará, que ocupa, de acordo com os dados, o primeiro lugar no ranking das exportações minerais do Brasil, tendo participação de 33% em volume de exportação, deixando para trás Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Rio de Janeiro, entre outros.
    Além dos números, vamos mostrar que a mineração vai muito além do minério e impacta positivamente as pessoas que trabalham no setor, a comunidade e o meio ambiente. Confira também uma matéria especial em homenagem aos 404 anos de Belém.

  • Simineral On - #9 - Transformação é todo dia

    No último mês do ano, o último SimineralON de 2019 vai embarcar no clima de solidariedade e esperança que toma conta dos corações nesta época do ano, para falar sobre projetos e ações sociais que, durante os 365 dias do ano, mudam, para melhor, a vida de pessoas. Sejam projetos da iniciativa pública ou privada, de entidades ou pessoas da sociedade civil que se dedicam a realizar transformações profundas em diversas comunidades.

  • Simineral On - #8 - Mineração e Sustentabilidade

    Nesta edição, o assunto do presente e do futuro, que vai desafiar, pautar e mover a vida das próximas gerações: sustentabilidade. No nosso podcast, vamos contar a história de Paragominas: o município verde do Pará, com a participação do prefeito da cidade, Paulo Tocantins. Em outro episódio, o professor e geólogo da Uninassau, Myke Pereira, fala sobre sustentabilidade social. Vamos conhecer o projeto Consórcio de Pesquisa em Biodiversidade Brasil-Noruega, da Mineração Paragominas, que conta com o suporte técnico e científico das Universidades Federal do Pará; Rural da Amazônia; de Oslo, na Noruega; do Museu Paraense Emilio Goeldi e de profissionais da Hydro. Da Vale, vem uma história de diversidade e inclusão que também é uma forma de sustentabilidade, trata-se de iniciativas que buscam ampliar valores como a diversidade no ambiente de trabalho. Vamos mostrar, também, os números da Sinobrás, a maior siderúrgica recicladora do norte e nordeste do Brasil.

  • Simineral On - #7 - Canaã dos Carajás

    O SimineralON vai te levar, nesta edição, por um passeio a Canaã dos Carajás, no sudeste do Pará. A cidade que, hoje, já tem mais de 30 mil habitantes, segundo o IBGE, nasceu de um assentamento agrícola com, apenas, 1550 famílias. Ainda na década de 1990, a pequena Canaã tinha uma formação basicamente agropecuária e uma economia baseada na cultura do arroz, milho, feijão e na cadeia do leite e do gado de corte. Mais tarde, no fim do século XX, a descoberta de jazidas minerais de cobre e ferro no município, impulsionaram Canaã dos Carajás, que começou a receber trabalhadores para implantação de minas e usinas de beneficiamento e processamento do minério.

  • Simineral On - #6 - Novos Caminhos

    A mineração é uma das atividades mais importantes no Estado do Pará. Assim como gera emprego e renda para milhares de pessoas, também estimula o desenvolvimento das cidades que abrigam projetos ou operações minerais. Nesta edição, você vai ficar sabendo como os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU se relacionam com o setor mineral e como na prática podemos aplicar essas diretrizes no nosso dia a dia. Em Marabá, o Instituto do Aço Cearense está fazendo a diferença, ao lado da SINOBRAS, promovendo parcerias com o Terceiro Setor. E em Canaã dos Carajás, a Prefeitura criou um fundo municipal com recursos do CFEM para estimular o empreendedorismo local.

  • Simineral On - #5 - Mulher e liderança no mercado de trabalho

    As mulheres são a maioria com ensino superior completo no Brasil. Segundo o IBGE, elas recebem salários até 38% a menos que os homens. No setor da mineração, o compromisso de melhorar as perspectivas e de mudar essa realidade é um trabalho contínuo. Conversamos com a consultora e empreendedora Patrícia Procópio sobre os desafios para a conquista de espaço e valorização no setor. Você ainda vai conhecer as iniciativas de um grupo de empreendedoras que lideram start ups paraenses com ideias inovadoras. E a primeira-dama do Estado do Pará, Daniela Barbalho, comenta as ações voltadas para o protagonismo feminino no programa Territórios pela Paz.

  • Simineral On - #4 - Inclusão e Formação profissional

    Construir juntos uma sociedade melhor. E como as mineradoras podem contribuir? Um dos caminhos pode ser pela geração de emprego e incentivando a capacitação por meio de cursos profissionalizantes. De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego, em 2018, a mineração gerou 266 mil empregos no Pará. O Senai capacitou mais de 500 pessoas em cursos com o foco no na mineração. Um mercado promissor para quem está em busca de uma vaga. O trabalho é um dos pilares da cidadania até mesmo para a construção de uma cultura de paz. Nesta edição você vai ver como cidadania, emprego e inclusão estão interligados. A diretora da Associação Paraense de Pessoas com Deficiência (APPD), Regina Barata, fala sobre inclusão e mercado de trabalho. O Senai explica a importância dos cursos profissionalizantes e sobre vagas para pessoas com deficiência. O secretário de Estado de Articulação da Cidadania, Ricardo Balestreri, explica como vai funcionar o programa Territórios pela Paz e a parceria com o setor privado.

  • Simineral On - #3 - Preservação e Desenvolvimento

    O Simineral ON chega à sua terceira edição no mês mundial do meio ambiente e tem como tema central uma das principais diretrizes do desenvolvimento sustentável: produzir cuidando do planeta e das pessoas. O SMN_ON 3 traz uma valiosa entrevista com o diretor-geral do Instituto Peabiru, João Meirelles, sobre a melhor forma de se conduzir o relacionamento entre empresas e comunidades. Imperdível, assim como o podcast com o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Mineração Energia do Estado, Iran Lima, que aborda a importância da atividade mineral para o desenvolvimento dos municípios e, claro, os exemplos de projetos e ações realizadas pelas mineradoras no Pará.

  • Simineral On - #2 - Mineração 4.0

    A segunda edição do Simineral ON é sobre como a Indústria 4.0 está sendo incorporada ao setor mineral. Mineradoras dão exemplos práticos de como a tecnologia da quarta revolução industrial está sendo aplicada em suas operações para torná-las mais sustentáveis e seguras. Nesta edição, trazemos, ainda, uma entrevista com o Secretário de Estado de Ciência e Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica do Pará, Carlos Maneschy, sobre Smart Mining, a Mineração Inteligente. Em nossos destaques, confira também como a mineração ajuda a fomentar o empreendedorismo em cidades do Pará e como a Academia tem contribuído para alcançar o desperdício zero de resíduos minerais.

  • Simineral On - #1 - Barragens

    A primeira edição do Simineral ON é sobre barragens, um tema de alta relevância para o setor em todo o País. Nossos conteúdos esclarecem as diferenças entre barragens e bacias; O Governador do Estado, Helder Barbalho, comenta sobre a importância da mineração para o Pará; o Secretário de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Mauro Ó de Almeida, esclarece sobre o monitoramento permanente que é feito nas barragens e bacias do Pará; E, ainda, como a tecnologia contribui para tornar as operações minerais mais seguras no estado.