C COMUNIDADES

No panorama mundial, a gestão das empresas deve estar comprometida e alinhada à sustentabilidade. O setor mineral se articula com a esfera pública para apoiar projetos voltados às comunidades, gerando desenvolvimento para as populações das regiões de sua influência.

Conheça algumas dessas iniciativas:
ALCOA

Em 25 anos, a Alcoa investiu cerca de R$113 milhões em mais de 2.100 projetos. A empresa mantém, desde 1995, o Instituto Alcoa e a Alcoa Foudantion, além de manter um programa de formação profissional que possibilita uma abordagem ampla e integrada entre diversas ações de educação, nos níveis fundamental, médio, profissionalizante e superior, convergindo com a estratégia de valorização da mão de obra local, garantindo a qualificação de profissionais capacitados para trabalhar no mercado minerador. Contando com vários parceiros para realização, os cursos são voltados para a formação de operadores de manutenção e técnicos em segurança, trabalho e meio ambiente. Além disso, promove o programa Jovens Aprendizes. Entre os resultados de sua atuação, está a criação da Cátedra de Ciência e Engenharia Ambiental em parceria com a UFOPA. Na unidade da Alcoa em Juruti, há, ainda, investimentos na área de educação, saúde, produção agroextrativista e assistência social. A gestão é feita de maneira compartilhada entre os atores locais e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará. A empresa, também, está articulada com as esferas estatais e civis em programas de negociação de indenização.

B&A Fosfato e Mineração

Realiza projetos nas áreas educacionais, voltadas às comunidades de Bonito (PA), dentre eles o curso de Formação de Operadores em processo Mínero-Químico.

Votorantim Metais

Promove cursos de capacitação que já beneficiaram milhares de pessoas, nos municípios de Dom Eliseu, Abel Figueiredo e Rondon do Pará. Os cursos direcionados ao comércio e à indústria, a partir do Programa de Qualificação de mão de obra, possibilitam a inserção da comunidade no mercado de trabalho local e nacional. Toda capacitação é feita em parceria com várias instituições.

Atua, também, em outras frentes, fomentando a agricultura familiar, em prol do desenvolvimento da cadeia de fornecedores. Para isso, são realizados treinamentos voltados ao meio rural como bovinocultura de leite e tratorista agrícola.

Imerys Rio Capim Caulim

A empresa de beneficiamento e extração de caulim realiza iniciativas juntamente às comunidades por meio de ações sociais voltadas à educação, saúde e geração de renda. Desenvolve os projetos: Casa Imerys, espaço de formação educacional onde são ofertados cursos de capacitação gratuitos para a comunidade de Barcarena; Sorriso Saudável, que atende aos alunos de escolas públicas de Barcarena e Ipixuna; Criança e Arte; Saúde do Idoso; Inclusão Digital; Horta Comunitária; Visão Viva; Avicultura; Piscicultura; Saúde Comunitária; Tambores e Tamborzinhos do Conde; e o Programa de Amparo a Gestantes Carentes (Ampagesta).

Vale

As iniciativas da Fundação Vale são baseadas no respeito às identidades culturais locais, no fortalecimento das políticas públicas e no fomento à articulação entre setores da sociedade, dos governos e da iniciativa privada. Os pilares de sua atuação são as áreas de educação, saúde, geração de trabalho e renda, sendo esporte, cultura e desenvolvimento urbano eixos temáticos complementares. Com os projetos sociais que desenvolve, a Fundação Vale dá suporte à construção de um legado positivo nos territórios em que está presente, a partir da transformação de recursos naturais em prosperidade e desenvolvimento sustentável. Sua atuação resulta em uma aplicação mais eficaz e qualificada dos investimentos sociais voluntários da Vale nos territórios.

Buritirama

A empresa Buritirama, instalada em Marabá, beneficia a comunidade local com investimentos na formação escolar de seus colaboradores e desenvolve outras ações sociais, atuando nas áreas de lazer e infraestrutura. A Mineração Buritirama estabelece um relacionamento forte com a comunidade do entorno da Vila União, onde está localizado o empreendimento da companhia.

Mineração Rio Norte (MRN)

Localizada em Porto Trombetas, no município de Oriximiná, a MRN investe em diversas frentes de aprimoramento educativo para jovens locais e filhos de colaboradores da empresa. As ações, integradas ao projeto de Ação Monitorada Integrada (AMI), englobam doação de material didático e escolar, uniformes e até bolsas de estudo para ingressos no ensino superior público. Também, possui atuação na conscientização dos moradores locais sobre a importância da coleta seletiva.

Brazauro

A Brazauro, em Itaituba, realiza diversos encontros com a comunidade local, a fim de entender as necessidades e realizar benfeitorias. Como exemplos, são realizadas as seguintes ações: Projeto Tocantinzinho, que fornece assistência ambulatorial aos membros da comunidade no entorno do Projeto; controle de malária; e o Projeto Água Branca, que viabiliza infraestrutura para atendimentos em saúde.

Hydro – Albras/Alunorte/Paragominas

A Hydro definiu como sua visão de futuro ser “Melhor, Maior e Mais Verde”. Para isso, o desenvolvimento de projetos voltados às comunidades é fundamental. Em parceria com o Sebrae e a Embrapa Amazônia Oriental, a Albras já beneficiou mais de 1.600 pessoas por meio do Programa de Agricultura Familiar Mecanizada (PAFAM), com doação de equipamentos e oferta de treinamento aos produtores rurais de Barcarena. Outra iniciativa é Albras Mais Perto de Você – Educação Ambiental, que promove visitas monitoradas ao Horto Botânico da Albras por alunos de escolas públicas e privadas. Esta ação foi reconhecida pelo Instituto Internacional de Pesquisas e Responsabilidade Socioambiental Chico Mendes com o Prêmio Socioambiental e o Selo Verde.

A Hydro Alunorte incentiva o projeto social Plasticultura, no qual tubos de trocadores de calor descartados da fábrica são reutilizados nas estruturas de estufas de produtores locais de hortifrutis, gerando melhor qualidade e baixo custo. A empresa também investe em capacitação profissional de mulheres integrantes da Cooperativa de Costura e Moda de Barcarena (Coopermodas), localizada na comunidade do São Francisco. Na área educacional mantém o projeto “Bola Pra Frente, Educação Pra Gente”, que incentiva a prática esportiva, associada ao bom desempenho escolar. Este projeto envolve mais de 2.500 alunos a cada ano letivo, de palestras, gincanas socioambientais e atividades esportivas.

A Hydro, em Paragominas, investe em ações de educação que contribuem para que o município esteja entre os primeiros lugares no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) no Pará. Também atua em comunidades próximas: Tomé-Açu, Acará, Moju, Abaetetuba e Barcarena. Nestas, as iniciativas são voltadas ao fortalecimento comunitário para geração de renda.

A Hydro já atuou nas seguintes iniciativas: Programa de Educação Ambiental/PEA, desenvolvido pela Gerência de Meio Ambiente, com ações educativas; Programa Novos Caminhos, que objetiva a organização comunitária; e Programa Cozinha Brasil, que oferece curso de Educação Alimentar.