EDITORIAL

16 anos
de história

EDITORIAL

16 anos
de história

Caros leitores,

O Simineral ON do mês de janeiro celebra os 16 anos do Sindicato das Indústrias Minerais do Estado do Pará (Simineral). Nesses anos, o papel de ser uma entidade que representa, legitimamente, o setor mineral, um dos setores mais fortes da economia brasileira, vem sendo desempenhado por meio de empresas comprometidas através de projetos e ações de incentivo ao desenvolvimento local, principalmente em áreas onde as operações minerais estão instaladas.

O ano de 2023 se inicia com a percepção de uma mineração comprometida em buscar um olhar apurado nas pautas determinantes, principalmente no cenário amazônico, envolvendo sustentabilidade, diversidade e equidade de gênero. Dessa forma, o trabalho em equipe é constante, dando margem para que o Simineral cumpra o seu papel de reflexão e articulação para o crescimento do setor.

Parabéns ao Simineral!

Guido Germani,
Presidente do Simineral

Retrospectiva
Retrospectiva

2022 de realizaçÕes

O ano de 2022 foi repleto de momentos marcantes e que trouxeram importantes assuntos em discussão dentro da cadeia mineral. Para relembrar sobre os principais acontecimentos da agenda do Simineral no ano que passou, vamos acompanhar, mês a mês, os eventos realizados e acontecimentos marcantes do ano. Dentre eles, a chegada de Guido Germani à presidência do Simineral e as celebrações dos 10 anos da Casa da Mineração.

Assista ao vídeo

PARÁ

Perspectivas para o futuro

O Simineral ON do mês de janeiro convida o Secretário Estadual de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (SEDEME), José Fernando Gomes Jr., para falar sobre os principais investimentos, projetos e ações para 2023 no Pará. O Secretário, que também é ex-presidente do Simineral, explica detalhes sobre os desafios para os próximos anos de gestão.

Assista ao vídeo

video
TRAJETÓRIA
TRAJETÓRIA

16 anos do Simineral

O Sindicato das Indústrias Minerais do Pará (Simineral) completa 16 anos de história neste domingo (15). Fundado em 2007, o Simineral representa um dos mais fortes setores que movimentam a economia do Pará e do país. Ao longo de sua trajetória, o sindicato tem como principal papel fortalecer a indústria da mineração e todos os benefícios que a atividade mineral proporciona para a sociedade como um todo.

A instituição, além de ser uma referência na indústria da mineração, assume um compromisso com o desenvolvimento sustentável promovendo ações e projetos socioeconômicos realizados pelas mineradoras.

A vice-presidente do Simineral, Ana Carolina Alves, afirma que esse papel vem sendo desenvolvido ao longo desses anos. “Nesses 16 anos de história, tenho a honra de celebrar essa data fazendo parte dessa trajetória como vice-presidente do sindicato, trabalhando em função do desenvolvimento do setor mineral do Pará. Essa é uma atividade que desenvolvo, ao lado de meus colegas do corpo diretor, para que a sociedade conheça cada vez mais as iniciativas do setor com a missão de incentivar o fomento da sociedade como um todo”, declarou.

José Fernando Gomes Jr., titular da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), fez parte dessa história enquanto presidente do Simineral por 10 anos. “Muito me orgulha fazer parte da história do Simineral, que completa 16 anos. Ao longo da década em que desempenhei a presidência da entidade, tive a satisfação de poder ver projetos serem desenvolvidos em função da sociedade paraense, ao lado de empresas mineradoras associadas ao Sindicato que fizeram e fazem um trabalho significativo para o desenvolvimento do nosso querido estado”, afirmou.

Dentre as iniciativas realizadas pelo sindicato, o Prêmio Simineral de Comunicação é um exemplo que premia comunicadores a abordar a mineração sob um olhar apurado. A jornalista e professora do curso de Comunicação da Universidade da Amazônia Ivana Oliveira fala sobre a sua experiência em poder fazer parte da comissão organizadora. “Como jornalista e como professora, vivenciar um novo campo como o Prêmio Simineral de Comunicação é uma qualificação enquanto discussões sobre a região amazônica e discussões sobre a as pautas atuais como direitos humanos e meio ambiente. Eu penso que essa vivência que Simineral deixa para nós como experiência é de atuação, é esse olhar para o jornalismo com algumas exigências de apuração é deste dessa retina jornalística, de olhar o fato dentro do ambiente organizacional da mineração buscando alguns focos que são determinantes para a gente falar sobre a Amazônia nesses momentos que formam nossa história”, concluiu.

Podcast On

Os cuidados com a saúde mental

O mês de janeiro traz um importante tópico para o início do ano: a saúde mental. Para chamar a atenção às questões e necessidades relacionadas à saúde mental e emocional das pessoas, a campanha “Janeiro Branco”, conversamos com a psicóloga especialista Silvia Vasconcelos para esclarecer dúvidas sobre a importância sobre o tema no podcast do Simineral ON deste mês.

Avatar
CARREIRAS
CARREIRAS

A EDUCAÇÃO PARA O FUTURO

A educação é a grande ferramenta transformadora de uma sociedade. Para falar sobre a sua importância, o Dia Internacional da Educação, celebrado no dia 24 de janeiro, nos lembra sobre o papel da educação no desenvolvimento da sociedade, permitindo que todos possam conquistar melhores oportunidades, sendo um aliado no combate às desigualdades sociais.

Segundo o gestor da Unidade SEDUC na Escola – 05, Jones Nogueira Barros, a sociedade necessita da educação como uma das atividades fundamentais para o processo informação do indivíduo e também como a gente transformação da sociedade para a produção do trabalho nas diversas atividades. “As possibilidades desempenhadas de mercado de trabalho são diversas e estão aí presentes em diversos campos de saberes da ciência e ainda que a tecnologia tem avançado tanto nós temos. Mesmo com as possibilidades para educação a distância, o papel do educador é fundamental para que de fato a sociedade ela se torne cada vez melhor através da educação e dentro dessa perspectiva eu analiso que existe também uma diversidade de possibilidades de se trabalhar a mineração. O setor representa uma das principais atividades econômicas o estado Pará e também do Brasil e, portanto, eu penso que qualquer atividade educativa ela precisa ser contextualizada”, declarou.

Para o educador, compreender o papel que tem a mineração enquanto atividade econômica geradora de renda, de bens e produtos faz parte do cotidiano da sociedade, assim como o profissional da educação. “A mineração faz parte da rotina da população facilitando através de produtos que nós consumimos que nós utilizamos a nossa vida. Então, eu penso que mais diversidade de possibilidades da atuação do educador no campo também a mineração, até dentro dos programas a nível de ensino médio, como também esses programas de graduação e pós-graduação. Existem no Brasil como é o quanto o caso dos cursos de Geologia, por exemplo, um curso que trabalha bem essa questão é dessa atividade”, concluiu.