Expectativa para o Prêmio Simineral
Caros leitores,
Os preparativos para mais uma edição do Prêmio Simineral de Comunicação já estão vapor e nós, enquanto sindicato, temos orgulho de poder realizar este prêmio que já é tão tradicional no Pará e que incentiva profissionais da comunicação a apresentem trabalhos à serviço da população, com acesso à informação de qualidade em tempos de fake news. Todo o prestígio deste evento você confere nesta edição do Simineral ON, no qual destaca o evento.
Os 10 anos da Casa da Mineração também representam um marco muito significativo na história do Simineral. Por isso, nesta edição destaca a grande repercussão que tivemos durante o evento de talk show comemorativo à data, com a reinauguração do nosso espaço, localizado em Belém, que muito em breve retoma às programações educativas e institucionais.
A edição também dedica um espaço especial para a saúde, aproveitando que estamos na campanha de Novembro Azul, que tem como objetivo conscientizar sobre a saúde masculina. Além disso, você confere projetos de nossas associadas que dedicam a atenção e cuidado para a saúde dos colaboradores.
Boa leitura.
Guido Germani,
Presidente do Simineral
Prêmio Simineral de Comunicação está confirmado
A edição de 2022 do Prêmio Simineral de Comunicação está chegando! O Simineral se prepara para lançar mais uma edição que valoriza e premia estudantes de comunicação, jornalistas, influenciadores e empresas por meio dos conteúdos e reportagens realizadas ao longo do ano. Uma programação de lançamento será realizada com convidados para anunciar o tema principal da premiação e o regulamento.
O Prêmio Simineral de Comunicação reconhece, valoriza e premia o talento de jornalistas, produtores de conteúdos digitais e profissionais de comunicação de empresas mineradoras. A premiação é uma iniciativa do Simineral – Sindicato das Indústrias Minerais do Estado do Pará, com organização da Agência EKO. A premiação é composta por três Áreas: Prêmio Hamilton Pinheiro de Jornalismo; Prêmio Simineral de Conteúdos para Redes Sociais e Prêmio Simineral de Conteúdos Empresariais. A premiação conta com o patrocínio da Oz Minerals, Hydro e Vale e conta com o apoio institucional do Instituto Brasileiro de Mineração.
Premiação destaca iniciativa com foco em saúde
A Hydro Alunorte é vencedora na categoria Empresas Privadas do 12º Prêmio Baldur Oscar Schubert Gestão do Absenteísmo e Reabilitação Profissional com o trabalho “Programa Viver Bem em uma refinaria de alumina”, que será apresentado no 15º Congresso Gestão do Absenteísmo e Reabilitação Profissional, em dezembro.
O prêmio é uma iniciativa do Centro Brasileiro de Segurança e Saúde Industrial (CBSSI), que reconhece as melhores práticas e tecnologias na gestão do absenteísmo e readaptação/reabilitação profissional, acessibilidade, inclusão social e promoção da saúde no trabalho


O futuro da mineração para 2023
Os 10 anos da Casa da Mineração foi marcado por um talk show especial, que reuniu organizações do setor mineral, autoridades e o público em geral para destacar as projeções de 2023 para a indústria da mineração, em especial a paraense
O evento, realizado na última quinta-feira (27), contou com a presença Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia, José Fernando Gomes Júnior, o presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Raul Jungmann, o presidente do Sindicato das Indústrias Mineral do Pará (Simineral), Guido Germani, e a presidente da Associação Comercial do Pará, Elizabeth Grunvald.
Realizado pelo Sindicato das Indústrias Minerais do Pará (Simineral) e o Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), o evento também foi oportuno para o lançamento da Exposibram 2023, programada para ocorrer entre os dias 29 e 31 de agosto de 2023, no Hangar – Centro de Convenções & Feiras da Amazônia.
Em reconhecimento aos anos de dedicação pelo trabalho desenvolvido dentro das atividades do Simineral, na Casa da Mineração, a diretora executiva do sindicato, Poliana Bentes, recebeu uma homenagem entregue pelo atual presidente Guido Germani, no palco do auditório da FIEPA. Poliana que começou atuando ainda como estagiária do IBRAM. Mais tarde, em 2012, foi para o Simineral, onde foi coordenadora e, mais recentemente, assumiu como diretora executiva do Sindicato.
Confira o vídeo especial aquiOs desafios do empreendedorismo feminino
No dia 19 de novembro é celebrado o dia do empreendedorismo feminino. O podcast do Simineral ON deste mês vai abordar o tema contextualizando os principais desafios de mulheres no ambiente de negócios, incluindo o papel das lideranças femininas e as transformações que já são identificados no mercado de trabalho, em especial ao setor mineral.
Confira o vídeo com a entrevista
Conscientização para a saúde do homem
A Sociedade Brasileira de Urologia faz um alerta: é urgente o reforço sobre a importância do cuidado com a saúde masculina. A recomendação se potencializa neste mês de novembro, período oficial para a campanha Novembro Azul.
A Secretaria de Estado e Saúde Pública (Sespa) divulgou oficialmente a campanha “Te cuida, manino”, que destaca a importância da manutenção da saúde masculina de forma integral, desde a prevenção aos cuidados com hipertensão e diabetes, além do incentivo ao diagnóstico precoce do câncer de próstata, por meio de estratégias de convencimento a fim de incentivar os homens sobre a importância da prevenção e do tratamento adequado para cada doença diagnosticada.
Ainda segundo a Sespa, um panorama sobre o câncer em homens, cujo mais prevalente no Pará é o de próstata, que já registrou 162 casos só entre janeiro e 15 de outubro deste ano. Em seguida vem o de estômago, com 78 novas ocorrências no mesmo período.
Em 2020, dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DataSUS), mostram que as doenças infecciosas e parasitárias lideraram o ranking de mortes de homens no Pará, com mais de 6 mil mortes, seguidas por doenças do aparelho circulatório (5.860); causas externas (4.412); doenças do aparelho respiratório (3.454) e cânceres (2.628).
SINOBRAS disponibiliza programa “Conte com a Gente”
A SINOBRAS vem contribuindo com o desenvolvimento do Brasil há mais de 15 anos, com respeito ao meio ambiente e às pessoas. E para reforçar esse compromisso com o bem-estar de seus colaboradores e de suas famílias, o Grupo Aço Cearense, do qual a siderúrgica faz parte, possui o Programa “Conte com a Gente”, que disponibiliza gratuitamente atendimento com psicólogos, advogados, assistentes sociais e especialistas financeiros por canal de atendimento telefônico 0800, por meio de um serviço confidencial e gratuito, que pode ser utilizado 24h, nos sete dias da semana.
A pandemia de Covid-19 agravou ainda mais questões de saúde, sejam elas físicas ou emocionais, além de financeira e social. Desse modo, o Grupo resolveu direcionar um canal de suporte aos seus colaboradores e familiares, disponibilizando especialistas para orientar da melhor forma quem precisar.
“Ainda estamos vivendo um momento delicado, face a isso entendemos que é fundamental oferecer um suporte adicional não só para o colaborador mas também para os seus dependentes. Sabemos o quanto alguns problemas podem interferir na vida das pessoas e, às vezes, um conselho especializado, como o que o Conte com a Gente oferece, pode fazer toda a diferença”, destaca Valquiria Ferreira, Gerente de RH do Grupo Aço Cearense.
De forma gratuita, o programa disponibiliza atendimento profissional e 100% confidencial para colaboradores de todas as empresas do Grupo, localizadas no Ceará, no Pará e no Tocantins, e seus dependentes. “Queremos que as pessoas que trabalham conosco sintam-se acolhidas diante de problemas que podem ser atenuados com o nosso apoio. Assim, especialistas estão disponíveis a qualquer hora do dia para tratar de assuntos como planejamento familiar, orientações sobre adoção, cuidado com os idosos, pessoas com deficiência, acesso a direitos e benefícios, situações de perda e luto, ansiedade, conflitos interpessoais, compulsões, orientações civis, leis do consumidor, divórcio, testamentos e heranças, endividamento, planejamento financeiro e muitos outros”, explica Valquíria Ferreira.

Alcoa entre as melhores empresas para se trabalhar
Alcoa entre as melhores empresas para se trabalhar
Eleita a terceira melhor empresa de médio porte para se trabalhar na região norte e a 29ª em todo o Brasil, a Alcoa recebeu o reconhecimento GPTW (Great Place to Work) em parceria com a Revista Época Negócios. O prêmio foi entregue em Belém, no Pará, nesta terça-feira (8). Este é o segundo ano consecutivo que a mineradora conquista esta certificação,
Em 2022, a pesquisa foi feita com mais de 4 mil empresas nas diversas regiões do nosso país. Todas passaram pelo mesmo processo, que incluiu entrevistas e pesquisas com os funcionários, para entender um pouco mais da cultura do que fazem sobre ações e práticas de gestão de pessoas. Apenas 12 empresas participaram da solenidade de premiação, entre elas a Alcoa.
A certificação leva em conta a Credibilidade, Respeito, Imparcialidade, Orgulho e Camaradagem (75% da pontuação). Também foram avaliadas as práticas e políticas implementadas para os colaboradores (25%). A Alcoa subiu de 85 para 88 na pontuação geral da pesquisa e, de 63 para 74, no E-NPS, índice que mede o nível de lealdade dos colaboradores. Entre as muitas boas práticas da Alcoa, reconhecidas pelos seus colaboradores e colaboradoras, estão os programas de desenvolvimento e planos de carreira bem definidos, além dos investimentos para tornar as operações mais inclusivas para todos e todas.
Essa premiação vem se somar a outras recebidas este ano. A Alcoa foi a 3ª Melhor em Minas Gerais, e a Melhor Empresa para Trabalhar no Maranhão, ambos entre as empresas de grande porte e todos pelo GPTW. A Alcoa também foi selecionada como uma das 38 melhores empresas para a população LGBTI+ trabalhar, pela Human Rights Campaing Foundation (HCR), em parceria com o Instituto Mais Diversidade e o Fórum de Empresas LGBTI+, e reconhecida como destaque do setor de Mineração em pesquisa de Diversidade e Inclusão do Instituto Ethos.
De acordo com Emerson Rocha, gerente de relações governamentais da Alcoa, a premiação é muito importante por consagrar a operação baseada em cuidar das pessoas e representa todo o esforço dos funcionários. “É um imenso orgulho para a Alcoa estar aqui representando colaboradores que estão há quase 1 mil km de distância de Belém, dentro dessa imensidão do nossos Pará, no município de Juruti. Sabemos do desafio que é operar na Amazônia, sabemos também das oportunidades e responsabilidades que temos com isto. Para uma empresa como a Alcoa que trabalha no coração da Amazônia precisamos estar integrados aos valores da comunidade, assim como temos consciência da nossa responsabilidade social e ambiental. Trazemos isso não só na nossa operação, mas junto com a população de Juruti”, afirmou.
Em Juruti, município de aproximadamente 60 mil habitantes, às margens do Rio Amazonas, a Alcoa opera há mais de uma década e emprega cerca de 500 funcionários diretos e 2 mil indiretos, dos quais 90% paraenses, 50% de Juruti e 25% são mulheres.

A psicologia nas organizações
A saúde mental nas organizações tem ganhado cada vez mais espaço e importância na qualidade de vida das pessoas. Como papel fundamental nesse processo, o psicólogo atuante na área corporativa alinha os objetivos de gestão para que essa cultura organizacional também permita essa qualidade de vida nesse ambiente de trabalho. É o que apontam os especialistas no assunto e destacam, ainda, o papel do psicólogo no ambiente empresarial que desempenha análises complexas tanto essas estruturas organizacionais das estruturas empresariais cultura clima organizacional tanto quanto realizará um mapeamento do comportamento.
“Pensar em psicologia significa promover saúde mental como um bem coletivo. As empresas nos últimos 20 anos têm fortalecido enormemente seus programas de saúde mental ou de qualidade de vida no trabalho. Nos últimos 10 anos, a gente identifica um forte adoecimento no contexto do trabalho em função dessa multiplicidade de papéis que os profissionais estão necessitando assumir e também dessa dificuldade de administrarmos trabalho e vida pessoal. Então, esses projetos esses programas de qualidade de vida eles visam auxiliar os trabalhadores e as empresas para que a gente possa compreender essas vulnerabilidades trabalhadores e de que maneira a empresa consegue ofertar, por exemplo, o plantão psicológico para os trabalhadores, isso durante e após a pandemia tem sido muito presente”, explicou a psicóloga e docente da Estácio Belém, Klaudia Sadala.

Dentre as habilidades do psicólogo organizacional realiza, desde o processo de contratação até o momento da capacitação para esses trabalhadores estão no escopo de trabalho. “O profissional psicólogo que se interessem por gestão de pessoas vai lidar com programas de qualidade de vida em projetos que preconizem também as questões relacionadas a saúde mental. Deve ser um profissional dinâmico, comunicativo e que goste de trabalhar com grupos, muito importante dentro das empresas. De maneira geral a gente trabalha muito com atividades de grupo um profissional que precisa estar se capacitando permanentemente, porque é cada vez mais as empresas estão interessadas em promover qualidade de vida e elas estão em busca de tecnologias e de processos que permitam essa eficiência dos processos de trabalho, mas também desse processo de cuidado relacionado à saúde”, concluiu.