UM PRÊMIO PARA TODOS
OS COMUNICADORES
O Simineral ON deste mês de fevereiro de 2022 celebra os vencedores do Prêmio Simineral de Comunicação coroados no último dia 10 de fevereiro em uma live especial transmitida nas redes sociais do Sindicato das Indústrias Minerais do Estado do Pará. Nesta oportunidade, aproveitei para, “cara a cara”, parabenizar os vencedores e os inscritos na premiação, que deram trabalho para a banca de jurados. Agora, o faço novamente. Desta vez, sabendo quem são os vencedores, a colocação dos finalistas, e depois de ter presenciado, ainda que virtualmente, as “festas” feitas pelas redações para celebrar seus vitoriosos profissionais.
O Prêmio Simineral reflete de forma “física” e simbólica a importância e o respeito que o Simineral nutre pelos profissionais da comunicação.
Sejam eles jornalistas, criadores de conteúdos para redes sociais, ou profissionais de comunicação empresarial. Além disso, esta é nossa forma de reforçar o compromisso irrestrito do Simineral e de todo o setor que ele representa com o apoio irrestrito à liberdade de expressão, pilar indissociável da democracia.
À Vale e à Mineração Rio do Norte, empresas que compartilham dos mesmos valores que nós, o meu muito obrigado por patrocinarem o Prêmio Simineral de Comunicação. Ano que vem tem mais. Podem aguardar!
Anderson Baranov
Presidente do Simineral.
PRÊMIO FOI ACOMPANHADO
POR CENTENAS DE PESSOAS
O Sindicato das Indústrias Minerais do Estado do Pará (Simineral) realizou a cerimônia virtual de entrega do Prêmio Simineral de Comunicação, na quinta-feira, 10 de fevereiro de 2022. Ancorada pelos jornalistas Layse Santos e Gabriel Pinheiro, a live reuniu centenas de pessoas, conectadas pelas redes sociais, para celebrar e premiar os melhores conteúdos produzidos para redes sociais, jornalísticos e empresariais. O prêmio é uma realização do Simineral, com organização da Agência Eko e patrocínio da Vale e Mineração Rio do Norte (MRN).
Foram premiadas as melhores produções e reportagens que mostraram a importância da mineração, dentro do tema “histórias de transformação” e veiculadas entre 01 de janeiro de 2021 a 26 de janeiro de 2022. A proposta do tema foi o ponto de partida para que jornalistas e creators produzissem conteúdos sobre fatos e histórias que marcaram os últimos 15 anos do setor mineral no Pará. A premiação marca, também, os 15 anos do Simineral. Toda a análise dos vencedores foi feita por um júri técnico, formado por profissionais com atuação no mercado e representantes da academia.
Para a Diretora Executiva do Simineral, Poliana Bentes, “o Prêmio Simineral de Comunicação traz um recorte dos melhores trabalhos na área da comunicação dentro da nossa proposta que é mostrar a transformação que a mineração traz para a vida das pessoas. Parabenizamos todos os participantes dessa edição. Apesar de ainda vivermos um momento de pandemia, recebemos conteúdos de alta qualidade e agradecemos pela dedicação e responsabilidade, não só com o evento, mas com toda a sociedade”, afirmou.
Homenagens
A edição do prêmio também contemplou veículos e profissionais em
duas categorias especiais: Prêmio Destaque Inovação e Comunicador
do Ano. Receberam a honraria, respectivamente, o Diário Online – DOL,
pelo pioneirismo e inovação na comunicação no Pará, e a repórter
Célia Pinho, da TV Record, pela trajetória profissional desenvolvida pela
jornalista. A celebração também realizou uma menção honrosa a
Nelson Forte, in memoriam, pela sua grande atividade desenvolvida na
comunicação empresarial e cerimoniais no Pará.
ESTADO
PRESTIGIA PREMIAÇÃO
O Secretário de Estado de Desenvolvimento, Mineração e Energia do Pará, José Fernando Gomes Júnior, participou, ao vivo, da Live do Prêmio Simineral de Comunicação. Ao lado da jornalista Layse Santos, o titular da Sedeme levou um “abraço do Governador Helder Barbalho, que está comprometido com o desenvolvimento do Pará, assim como o setor mineral”. “Para nós do Governo, [o Prêmio Simineral de Comunicação] é um reconhecimento importantíssimo pra esse público que faz a divulgação das ações de toda a sociedade paraense”, completou.
VALE E MRN VALORIZAM A
COMUNICAÇÃO PARAENSE
O Prêmio Simineral de Comunicação só acontece porque empresas como a Vale e a Mineração Rio do Norte acreditam no talento e no poder da comunicação profissional comprometida, entre tantos outros valores, com as pessoas. Durante a transmissão da Premiação, acompanhada por centenas de pessoas conectadas através das redes sociais, o Presidente do Simineral, Anderson Baranov, agradeceu aos patrocinadores do evento.
CONHEÇA OS PREMIADOS
PRÊMIO SIMINERAL
Categoria
CONTEÚDOS PARA REDES SOCIAIS
1º lugar – Rômulo Cássio Dias, @visiteopara
Título: A conservação da biodiversidade - Vale
2º lugar – Paulo Petterson, @professorpetterson
Título: 15 anos em 28 anos Escola Dom Calábria
e a História com o Simineral
3º lugar – Trisha Guimarães, @acasacomoelae
Título: Reutilizando Peças Em Alumínio
Categoria
CONTEÚDOS EMPRESARIAIS
1º lugar – Rafael Gomes Dahás
Título: A conservação da biodiversidade - Vale
PRÊMIO HAMILTON PINHEIR0
Categoria
JORNALISMO DO FUTURO
1º Lugar - Carlos Jordan, Roma News
Título: Do ouro de Oxum à prata em Iemanjá; a relação dos metais com as afroreligiões
2º Lugar - Oziane Miranda, Rádio Unama
Título: Projeto Vale Música
e a História com o Simineral
3º Lugar - Yuri Siqueira, Rádio Cultura
Título: Cidade de Canaã
Categoria
RADIOJORNALISMO
1º Lugar: Iolanda Kinoshita, Rádio CBN
Título: Mineração e Sustentabilidade
2º Lugar: Celso Freire, Rádio Liberal FM
Título: A mulher do trem da Vale
3º Lugar: Ruy Montalvão, Rádio Unama
Título: Casa da Cultura forma profissionais para o mercado
Categoria
FOTOJORNALISMO
1º Lugar – Tarso Sarraf, O Liberal
Título: Mineração na Amazônia: Investimentos em segurança e sustentabilidade
2º Lugar – Tarso Sarraf, O Liberal
Título: Setor Mineral abre espaço às mulheres
Categoria
JORNALISMO DIGITAL
1º Lugar – Andressa Ferreira, Portal DOL • Diário Online
Título: PCDs na Mineração: inclusão gera conquistas no Pará
2º Lugar – Cinthia Gatti, Portal OLiberal.com
Título: Na mineração, mulheres conquistam espaço e alcançam patamares de liderança
3º Lugar – Ulisses Pompeu, Portal Correio de Carajás
Título: Caminho dos Royalties na terra prometida
Categoria
JORNALISMO IMPRESSO
1º Lugar – Camila Moreira, O Liberal
Título: Mineração na Amazônia: Investimentos em segurança e sustentabilidade
2º Lugar – Lorena Filgueiras, Revista Fadesp
Título: Produtivo e Competitivo
3º Lugar – Lorena Filgueiras, Revista Fadesp
Título: Cidade Inteligente
Categoria
TELEJORNALISMO
1º Lugar – Gustavo Ferreira, TV Liberal
Título: Projeto incentiva reuso de água na mineração
2º Lugar – Francisco Chagas, SBT Marabá
Título: Quando o lixo se transforma em vida
3º Lugar – Clotilde Dantas e Sarah Oliveira, TV Liberal
Título: Sustentabilidade e Mineração
TRAINEE EXCLUSIVO
PARA PESSOAS QUE SE IDENTIFICAM COM O GÊNERO FEMININO
Em busca de mais diversidade no quadro de empregados, a Hydro está com inscrições abertas para o programa de trainee “Viva o Seu Talento 2022” com foco na contratação de pessoas que se identificam com o gênero feminino. Tendo em vista que mulheres são 52% da população brasileira, a Hydro quer formar equipes que reflitam cada vez mais a sociedade. Para colocar em prática as ações de inclusão, a companhia desenvolveu um programa pautado nos pilares de coragem, cuidado e colaboração. As inscrições ficarão abertas até o dia 07/03 e poderão ser feitas pelo site traineehydro2022.com.br.
Visando à inclusão, a inserção de pessoas do gênero feminino em vagas qualificadas no mercado de trabalho contribui economicamente para a sociedade. Uma pesquisa da consultoria McKinsey Global apontou que o PIB Mundial poderá crescer 13 trilhões de dólares até 2030, além do projetado, se os esforços para o ingresso delas no setor produtivo forem acelerados.
Saiba Mais

PAUTAS SINOBRAS SÃO
TEMAS DE MATÉRIAS VENCEDORAS
Na último dia 10 de fevereiro, o Sindicato das Indústrias Mineradoras do Estado do Pará (Simineral) divulgou o resultado do Prêmio Simineral de Comunicação. Duas veiculações foram vencedoras com temas que envolvem a SINOBRAS: o primeiro lugar na categoria Jornalismo Digital e o segundo lugar na categoria Telejornalismo.
O portal DOL – Diário Online alcançou a primeira colocação na categoria Jornalismo Digital, com a matéria “PCDs na mineração: inclusão gera conquistas no Pará”, onde colaboradores da SINOBRAS foram entrevistados e ouvidos sobre suas rotinas de trabalho enquanto pessoas com deficiência, vencendo os desafios e ocupando seus espaços.
Já na categoria de Telejornalismo, o Grupo Correio venceu a segunda colocação, com a matéria “Quando o lixo se transforma em vida”, que fez uma trajetória da reciclagem da sucata, mostrando que para além dos benefícios ambientais, o ciclo da reciclagem colabora com a geração de emprego e a conquista da dignidade por muitas pessoas.

COMUNIDADES SÃO PROTAGONISTAS DE WEBSÉRIE PRODUZIDA PELA VALE
No próximo dia 23 de fevereiro, estreia a websérie “Caminhos da Coletividade”, no site da Vale. A série é composta por 4 minidocumentários sobre as temáticas ‘empoderamento feminino’, ‘associativismo’, ‘geração de renda em harmonia com a floresta’ e ‘fortalecimento das cadeias produtivas’. Tem o objetivo de destacar o protagonismo das comunidades, mostrando histórias de pessoas que perceberam que, quando trabalham em coletividade, geram uma força transformadora capaz de mudar a realidade para melhor.
No sudeste do Pará, há vários exemplos de comunidades que se mobilizaram para implementar projetos, potencializar resultados e realizar sonhos, impactando positivamente a própria comunidade, o meio ambiente e as pessoas. A Vale também faz parte de várias dessas histórias. Ao empoderar e investir nas vocações das comunidades, a Vale acredita contribuir para o desenvolvimento de comunidades autônomas e ajudar a melhorar a vida e transformar o futuro.
SERVIÇO
CAMINHOS DA COLETIVIDADE • 23.02.2022 •
www.vale.com/para

Projetos contribuem
para o
desenvolvimento
de Juruti e do Pará
Investimentos em responsabilidade social e desenvolvimento das comunidades locais, fazem parte da pauta de relacionamento da Alcoa com a cidade de Juruti. Em 2021, diferentes projetos em diversas áreas receberam apoio através do Instituto Alcoa e Fundação Alcoa.
Em dois editais lançados no segundo semestre do ano passado, seis projetos foram aprovados para receber aporte de recursos do Instituto Alcoa, totalizando um valor de R$ 680 mil que serão aplicados na Associação de Pais e Mestres da Escola Municipal de Ensino Fundamental Castelo Branco; Secretaria Municipal de Educação de Juruti; Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Juruti; Equipe de Conservação da Amazônia – ECAM e Federação das Indústrias do Estado do Pará.
Um dos mais importantes investimentos realizados pela mineradora na área de responsabilidade social, destina-se a qualificação profissional de jovens e adultos, com a aquisição de quatro carretas, que integram o Programa Territórios pela Paz (TerPaz), do Governo do Pará. Nas carretas serão criados pontos itinerantes de acesso à formação profissional nas áreas de manutenção de refrigeração, construção civil, pedreiro e eletricista, informática, além de cursos nas áreas da saúde e gastronomia. O projeto é executado pela Secretaria Estratégica de Articulação e Cidadania (SEAC) e conta com a parceria da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), responsável por toda área profissionalizante, incluindo capacitação e certificação dos alunos.
Estratégica de Articulação e Cidadania (SEAC) e conta com a parceria da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), responsável por toda área profissionalizante, incluindo capacitação e certificação dos alunos.
A partir de 2022, mais dois importantes projetos vão atender a população de Juruti, através de investimentos da Fundação Alcoa. O Centro Tecnológico em Geociências e Engenharia Aplicada, será implantado na Universidade Federal do Oeste do Pará – Ufopa, e terá papel importante na formação de profissionais qualificados nos cursos oferecidos pela instituição nos municípios de Juruti e Santarém.
Outra iniciativa pioneira é a implantação do Banco Juruti Sustentável – Banjus, que nasce com o objetivo de estimular o desenvolvimento do empreendedorismo, por meio de uma rede de apoio ao microcrédito para micro e pequenos empreendedores com negócios ativos.
A atividade será coordenada pelo Instituto Juruti Sustentável - Ijus, com oportunidade de investimento para beneficiar 40 famílias e pelo menos 10 comunidades na fase de implantação, além de estruturar 30 projetos envolvidos em comercialização de produtos.
