OLHOS VOLTADOS PARA O PORVIR
Neste mês de janeiro em que completamos 15 anos de intensa atividade em prol do desenvolvimento do setor mineral paraense, o Sindicato das Indústrias Minerais do Estado do Pará (Simineral) marca, aqui, um posicionamento: nossa cabeça, nossos olhos e nossos corações estão voltados para o futuro. Não somente o futuro da atividade mineral, nossa razão de existir, mas o futuro do planeta e da humanidade. Trabalhamos para fomentar, no setor e na sociedade, ideias inovadoras, baseadas em respeitados trabalhos de cientistas e pesquisadores, em busca de modelos de sociedades mais viáveis.
Para confirmar isso, nossas associadas têm projetos concretos nas áreas da sustentabilidade, como a redução de CO2 na atmosfera, preservação de áreas de floresta, entre outros. Além disso, há temas que também nos são caros, como a equidade de gênero e a diversidade. Queremos refletir a sociedade que estamos inseridos. Dispostos a aprender, a ouvir, a compartilhar e a ensinar nossas boas experiências, a inspirar e sermos inspirados. E esse é um trabalho diário e necessário para a construção dos próximos 15 anos e quantos anos mais vierem. O Simineral está certo de que não se furtará de cumprir este papel.
A todos nós que fazemos o Simineral, diretores, associados, fornecedores, parceiros, amigos, os meus parabéns e o meu muito obrigado.
Anderson BaranovPresidente do Simineral.
NOVA IDENTIDADE VISUAL MARCA OS 15 ANOS DO SIMINERAL
Para marcar os 15 anos do Sindicato das Indústrias Minerais do Estado do Pará (Simineral), o Sindicato estreou, no último dia 15 de janeiro, uma nova marca e uma nova identidade visual. Com criação da Agência EKO de Comunicação, a nova logo “traduz” o propósito do Simineral. “É uma evolução que faz uma releitura mais minimalista da identidade que as pessoas já conhecem, mas agora com design revitalizado e novas cores: mais modernas, mais atuais, mais versáteis, o que agrega à nova marca do Simineral os valores que representam essa entidade”, diz Layse Santos, CEO da Agência.
O trabalho que resultou na reformulação da logo e da identidade visual do Sindicato durou cerca de dois meses, desde a criação das propostas para nova identidade até a aprovação final.
Confira, neste vídeo , a nova logo e a nova identidade visual do Simineral.
15 ANOS SERÃO CELEBRADOS AO LONGO DO ANO
O Simineral preparou um calendário especial para as comemorações dos seus 15 anos de fundação ao longo do primeiro semestre do ano de 2022. O calendário inclui: a solenidade de entrega do Prêmio Simineral de Comunicação, em fevereiro; a estreia do Documentário sobre os 15 anos do Simineral, em março; uma exposição na Casa da Mineração, em abril; e a participação na Feira da Indústria do Pará, a Fipa, em maio.
“A medida que nos aproximamos da pauta das eleições gerais, no segundo semestre do ano, as atenções da sociedade devem se voltar para este tema que é de primeira importância para os brasileiros. Tendo em vista este cenário, a maioria das nossas ações pelos 15 anos do Simineral deve ocorrer no primeiro semestre do ano”, diz a Diretora Executiva do Sindicato, Poliana Bentes.
PARÁ ENCERROU 2021
COMO MAIOR
EXPORTADOR MINERAL
DO BRASIL
O Sindicato das Indústrias Minerais do Pará (Simineral) divulgou, no Relatório de Atividades, o último boletim econômico mineral referente ao ano de 2021. Os dados do boletim consolidam os números de um ano inteiro de trabalho do setor mineral paraense e traz dados do Ministério da Economia, da Agência Nacional de Mineração, da Secretaria do Estado da Fazenda e do Ministério do Trabalho e Previdência.
Segundo o boletim, em 2021, o Pará foi o quarto maior exportador do país, de acordo com dados do Ministério da Economia. O estado exportou um total de US$ 29.177 bilhões, fechando o ano com um saldo positivo de US$ 27.634 bilhões. Em valor exportado, o Pará apresentou variação positiva de aproximadamente 42%.
Veja o vídeoOs sabores, cheiros, cores e sons que embalam a cultura de Belém inspiraram a campanha publicitária da Vale em homenagem aos 406 anos da “Cidade das Mangueiras”, comemorados no dia 12 de janeiro. O filme institucional e a trilha sonora, composição autoral desenvolvida especialmente para esta produção, são um convite ao público para fazer uma imersão no universo cultural belenense.
O cantor e apresentador Jeff Moraes, que conduz a websérie, dá voz à música-tema do filme institucional em ritmo de carimbó, dança característica do nordeste do estado e com forte influência africana e indígena, e arranjo musical com instrumentos tradicionais do ritmo, tais como curimbó, banjo, maracá, pandeiro e reco-reco. A letra denota elementos típicos do cotidiano belenense, como a gastronomia, o artesanato e os rios: “Muito obrigado pelo tacacá / Minhas raízes vêm do miriti / Vejo um rio já quero mergulhar / Penso em açaí só lembro de ti”, destaca um dos trechos da composição.
Os anúncios institucionais trazem imagens de Belém sob a perspectiva do Rio Guamá, que banha a cidade. Em um dos registros, vê-se o ribeirinho e sua embarcação cruzando o rio no fim de tarde e, ao fundo, a orla da cidade. Noutra imagem, o Mercado do Ver-o-Peso visto de cima, iluminado, ladeado pelas canoas e pela efervescência da Pedra do Peixe e da Praça do Pescador.
Com o mote “Obrigado pela cultura”, a campanha do aniversário da cidade faz uma conexão direta com a websérie Papo de Raiz, lançada em novembro de 2021, buscando valorizar a cultura de Belém por meio de três episódios temáticos – Artesanato (Miriti), Sabores (Chocolate) e Ritmos (Música de Belém) – e que expressam a essência das raízes locais.
Assista aqui ao filme institucional emhomenagem a Belém, a “Cidade Morena”

HYDRO DESENVOLVE
PROJETOS EM BUSCA DE
UMA SOCIEDADE MAIS VIÁVEL
A Hydro tem a expectativa de que os resultados de 2021 da Companhia sejam influenciados positivamente pelo nível de produção na capacidade nominal e preços mais altos da alumina, ainda que o mercado apresente efeitos negativos parciais da alta nos custos das matérias-primas.
A multinacional também espera uma produção anual expressiva na mina de bauxita, localizada no município de Paragominas, que deve chegar a 11 milhões de toneladas. Outra conquista celebrada pela Mineração Paragominas é a implantação da metodologia Tailings Dry Backfill (ou disposição de rejeito em área lavrada) que representa o fim do uso de grandes barragens para armazenamento permanente de rejeitos de bauxita. Em dezembro de 2020, a Hydro recebeu a licença de operação do órgão ambiental para este projeto pioneiro no setor, consolidando a metodologia ao longo de 2021. O investimento inicial neste projeto foi de R$ 30 milhões.
Já em parceria com a UFPA, a Hydro está investindo em diferentes linhas de pesquisa dentro de um acordo de cooperação técnica firmado em 2019. Com isso, a empresa busca ser referência e pioneira em inovação na cadeia do alumínio e na mineração. Dentro do escopo de pesquisas figuram estudos com foco no aproveitamento do rejeito do minério da mina de bauxita, na utilização de tecnologias para aperfeiçoar balanço hídrico na operação e em novas fontes de energia renovável O investimento inicial nos projetos já ultrapassa a marca de R$ 3,5 milhões e as pesquisas têm duração de até três anos.
Entendendo que a sustentabilidade pode gerar lucratividade, a Hydro investe em tecnologias avançadas e em inovação, que são os principais facilitadores dos processos livres de CO2. Os compromissos para o futuro são de reduzir as emissões em 10% em 2025, e em 30% em 2030, considerando todas as operações, globalmente. Uma matriz energética mais verde na refinaria Alunorte é um capacitador-chave da estratégia climática. O projeto de troca de combustível da Alunorte substituirá óleo combustível por gás natural liquefeito (GNL), diminuindo as emissões anuais de CO2 em 700.000 toneladas. E para isso, já foi firmado contrato com a New Fortress Energy para esse fornecimento de GNL por um período de 15 anos.
Assista ao vídeo
SINOBRAS
RETOMA
PROJETO
A SINOBRAS - Siderúrgica Norte Brasil S.A., empresa do Grupo Aço Cearense, e primeira siderúrgica integrada das regiões Norte e Nordeste, está em fase de ampliação. O projeto, denominado “SINOBRAS fase 2”, que estava parado desde 2015, foi retomado em outubro de 2020 e inclui a instalação da Laminação 2, com capacidade de produção de 500 mil toneladas/ano de aço laminado em bobina; e uma nova subestação e linha de transmissão de 230kV, que tem o objetivo de suprir as novas necessidades de cargas elétricas da empresa e proporcionar a utilização de energia da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, da qual a SINOBRAS é sócia como autoprodutora.
Com isso, a SINOBRAS, que tem capacidade para produzir 380 mil toneladas de aço laminado/ano e emprega atualmente cerca de 1.300 pessoas diretamente, passará a ter capacidade de produção de 850 mil toneladas/ano e irá gerar um pico de 600 empregos durante a fase de implantação e 200 novos postos de trabalho na fase de operação, além de produzir novos produtos como fio-máquina e vergalhão em rolo (bonina e spooler).
