H HISTÓRIA DA MINERAÇÃO

A mineração, enquanto o conceito de extração de substâncias minerais, está presente na vida do homem desde o tempo da Pré-História, quando pedras eram destinadas para o desenvolvimento de utensílios e armas.

Em pontos históricos, em 40.000 a.C, a hematita já era extraída para ser utilizada em pinturas e rituais e, entre 7000 a.C. e 4000 a.C, desenvolvem-se a metalurgia do cobre e a produção de ligas. O bronze, da maneira que conhecemos, começou a ser produzido a partir de 2600 a.C. e, em 2000 a.C., os povos do mediterrâneo já o produziam em massa, além de cobre, chumbo e prata. Em Atenas, a partir de 2000 a.C., a mineração também era marcante, especialmente nas minas de prata e chumbo de Laurim, onde chegaram a existir numerosos poços de acesso e ventilação.

O termo mineração, no entanto, surgiu só a partir do século XVI, quando pesquisadores começaram a estudar os minerais pensando em compreender as formas, funções e valores desses produtos. Sendo uma atividade lucrativa, desde então, os investimentos na mineração foram altos e o retorno garantido. Assim foi possível desenvolver o mundo como conhecemos. Prédios, eletrônicos, iluminação elétrica, utensílios domésticos, automóveis e até o papel e vestimentas só são possíveis graças à mineração.