F Ferro




O nome "ferro" deriva do latim "ferrum". Têm-se indícios do uso de ferro procedente de meteoritos, quatro milênios a.C. Na Pré-História, descobriram alguns objetos de ferro em explorações arqueológicas na pirâmide de Gizé, no Egito; na China, estima-se que a utilização do aço remonta a 2550 a.C.. O minério de ferro tem importância histórica e foi essencial no desenvolvimento da humanidade, como, por exemplo, na Revolução Industrial, iniciada em meados do século 18.

O minério de ferro é a matéria-prima do aço, que é usado na produção de ferramentas, máquinas, veículos, linhas de transmissão de energia elétrica, como elemento estrutural para a construção de edifícios e casas, além de possuir uma infinidade de outras aplicações.

O ferro é constituído, principalmente, pelos minerais: hematita, magnetita, goethita e siderita. As formações ferríferas banhadas, denominadas itabirito, compostas de hematita (Fe2O3) e sílica, se constituem nos maiores depósitos de minério de ferro. O minério de ferro, em virtude de suas propriedades químicas e físicas, é, na sua quase totalidade, utilizado na indústria siderúrgica (98%). O restante é utilizado como carga na indústria de ferro-liga e na indústria de cimento.

O Brasil é o segundo maior produtor mundial de minério de ferro, sendo que os principais Estados produtores são: Minas Gerais (71%) e Pará (26%).